segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mini Maratona de Sobral (28.08.11) - A PIOR DE TODAS AS CORRIDAS!


Cheguei de Sobral agora pela manhã, e fiquei pensando num título para meu post, e não me veio outra frase...
Mas primeiro vou falar das coisas boas (da viagem)...

Quando soube que ia ter uma corrida em Sobral em julho desse ano, fiquei animado, pois tenho parentes por lá e há muito tempo não ia a Sobral. Beleza, então fiz minha inscrição, nem observando quem estava organizando essa corrida de 15.3km, denominada Mini Maratona de Sobral(não me perguntem o porquê da invenção desse nome). A intenção era comemorar o aniversário da cidade.

A viagem, de 5 horas, foi cansativa na ida, pois fui pela BR-222, que está uma verdadeira pista de rally. Mas voltei pela CE, que está com uma estrada bem melhor.
Muito bom rever os parentes! E Sobral está mais bonita do que da última vez que fui. Linda mesmo. Ao passear pela cidade, a gente pode observar muitas praças, todas muito bem cuidadas, cada uma mais bonita do que a outra. Mas a praça do Teatro São João é a mais bela de todas:






Bom, agora vamos deixar o turismo de lado e falar da corrida. Tirando o percurso, que foi excelente, nada prestou. Aliás, nada que começa desorganizado pode sair bem(que o diga a Meia Maratona de Fortaleza 2010). Começou com o adiamento da corrida, que seria em julho. Foi adiada para 28 de agosto, deram uma desculpa que não convenceu: o jogo do Guarani de Sobral, que seria no sábado à tarde. ??????
O site tem informações desencontradas, sobre a retirada do kit, mudaram o local e não avisaram aos participantes, depois de muito rodar por Sobral achei a tal loja Max Couros: uma casa antiga onde um rapaz faz serviços de sapateiro com um banner na janela: Max couros. Dei meu nome para a retirada do kit, meu nome não estava na lista. Pedi pra ver a lista. Estava lá: DANIEL Gurgel, equipe correfor.
Reclamei do erro e peguei o kit. Porém, ao ver meu kit, levei um susto com o chip ELETRÔNICO, como consta no regulamento:


Eram duas ligas com pedaços de e.v.a. com meu número escrito. Preferi nem reclamar, pois sabia que só iria me estressar, e não era esse meu objetivo. Também fiquei sabendo que a distância tinha sido reduzida de 15.3km para 10km. Mais chateação. Fui embora.
REGULAMENTO:

Com o kit o atleta recebe um numero de peito, um chip eletrônico uma camisa, uma mochila divulgativa e 04 broches para a fixação do número. Confira sempre o seu kit no momento do recebimento.
Art. 25º. O numero de peito deverá estar fixado de forma visível na frente da camiseta, durante a prova.
Art. 26º. O chip eletrônico deverá ser fixado no cadarço do tênis de qualquer um dos pés, na posição vertical a orientação da embalagem.
Art. 27º. Ao final da prova, os participantes deverão trocar obrigatoriamente o chip pela medalha de participação. Sob pena de ter que pagar pelo extravio a quantia de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Há menos que seja descartável. Neste caso não será necessário a sua devolução.

Pagar 120 reais se não devolver as ligas????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda bem que era um chip descartável.

No domingo, levantei cedo, mas sem pressa, porque inevitavelmente sabia que a largada iria atrasar. E atrasou meia hora. O sol não deu as caras, mas em compensação, o tempo nublado deixou o clima bem abafado e quente.
Antes da corrida, perguntei a um rapaz da LSA(Liga Sobralense de Atletismo) o que tinha acontecido com os 5km que foram excluídos. Ele disse que a cada km utilizado, era pago uma taxa à prefeitura, e na semana anterior à prova, a organização teria dito que só tinha dinheiro para pagar 10km.
Fiz a mesma pergunta ao Max, que estava organizando a corrida, ele me relatou que a prefeitura não teria liberado o trecho final devido às obras do metrô. Na blusa da corrida, uma camiseta horrível, dizia: 15.3km, assim como na medalha, que vou citar mais na frente. Mais uma vez, informações desencontradas.
Ainda antes da corrida, indignação dos corredores da elite: a (des)organização informou que a premiação será paga provavelmente daqui a uns 3 meses, inventou um negócio de um convênio com a prefeitura e pronto.
Cerca de 100 corredores no total estavam presentes. Havia dois percursos: 5km e 10km.

MAIS DO REGULAMENTO:

Art. 5º. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância. 

Art. 7º. Será colocada a disposição do atleta, sanitários e guarda volumes.
Tudo mentira! Não havia sanitários, guarda-volumes, muito menos ambulância. Se alguém passasse mal, morria ali mesmo.


O percurso foi a única coisa que salvou a corrida, pois tinha umas boas subidas, mas ainda faltaram 500m pros 10km. O primeiro posto de água estava excelente, água geladinha, nos outros 2 nem peguei, porque a água estava hiper quente. Agora, dizer no informativo que teria 100 fiscais(staffs) durante o percurso é palhaçada. Juntando os que estavam no percurso e na linha de chegada, não tinha nem 20. Mais ou menos no km 5 tinha uma bifurcação, e nenhum tipo de sinalização ou staff pra orientar a gente,e  algumas pessoas chegaram a errar o caminho. 
O lanche pós-prova: melancia, banana e laranja. Não tive nem fome após a corrida, depois que eu vi a medalha, feita de plástico, com um adesivo:




Ainda acham pouco?
Tem mais!
Completei os 9.5km em 48'15''. E quando cheguei a confusão estava geral: atletas reclamando que outros atletas teriam chegado pelo sentido contrário da rua, vindo por outro percurso. Só pra vocês terem idéia, a campeão dos 5km foi uma garota de 15 anos que fez em 12' e pouco. Impossível! Mas também pudera, durante o percurso não havia balisamento, a gente ia só seguindo quem estava na frente, sem saber se era aquele percurso mesmo, pois não tinha ninguém pra orientar.
Ao ver toda aquela confusão, peguei minha moto e fui embora, e só chego a uma conclusão: essa corrida foi unica e exclusivamente pra arrecadar dinheiro, feita por uma pessoa que não tem capacidade pra organizar nem a casa dele.

Agora, em novembro será realizada, também em Sobral, a 2ª corrida Luciano Feijão. Desde já, a gente vê que será bem organizada, completamente diferente dessa que participei. Só não vou pra Luciano Feijão porque no mesmo dia é a Meia Golden Four Asics em Brasília,e vou correr lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário