segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mini Maratona de Sobral (28.08.11) - A PIOR DE TODAS AS CORRIDAS!


Cheguei de Sobral agora pela manhã, e fiquei pensando num título para meu post, e não me veio outra frase...
Mas primeiro vou falar das coisas boas (da viagem)...

Quando soube que ia ter uma corrida em Sobral em julho desse ano, fiquei animado, pois tenho parentes por lá e há muito tempo não ia a Sobral. Beleza, então fiz minha inscrição, nem observando quem estava organizando essa corrida de 15.3km, denominada Mini Maratona de Sobral(não me perguntem o porquê da invenção desse nome). A intenção era comemorar o aniversário da cidade.

A viagem, de 5 horas, foi cansativa na ida, pois fui pela BR-222, que está uma verdadeira pista de rally. Mas voltei pela CE, que está com uma estrada bem melhor.
Muito bom rever os parentes! E Sobral está mais bonita do que da última vez que fui. Linda mesmo. Ao passear pela cidade, a gente pode observar muitas praças, todas muito bem cuidadas, cada uma mais bonita do que a outra. Mas a praça do Teatro São João é a mais bela de todas:






Bom, agora vamos deixar o turismo de lado e falar da corrida. Tirando o percurso, que foi excelente, nada prestou. Aliás, nada que começa desorganizado pode sair bem(que o diga a Meia Maratona de Fortaleza 2010). Começou com o adiamento da corrida, que seria em julho. Foi adiada para 28 de agosto, deram uma desculpa que não convenceu: o jogo do Guarani de Sobral, que seria no sábado à tarde. ??????
O site tem informações desencontradas, sobre a retirada do kit, mudaram o local e não avisaram aos participantes, depois de muito rodar por Sobral achei a tal loja Max Couros: uma casa antiga onde um rapaz faz serviços de sapateiro com um banner na janela: Max couros. Dei meu nome para a retirada do kit, meu nome não estava na lista. Pedi pra ver a lista. Estava lá: DANIEL Gurgel, equipe correfor.
Reclamei do erro e peguei o kit. Porém, ao ver meu kit, levei um susto com o chip ELETRÔNICO, como consta no regulamento:


Eram duas ligas com pedaços de e.v.a. com meu número escrito. Preferi nem reclamar, pois sabia que só iria me estressar, e não era esse meu objetivo. Também fiquei sabendo que a distância tinha sido reduzida de 15.3km para 10km. Mais chateação. Fui embora.
REGULAMENTO:

Com o kit o atleta recebe um numero de peito, um chip eletrônico uma camisa, uma mochila divulgativa e 04 broches para a fixação do número. Confira sempre o seu kit no momento do recebimento.
Art. 25º. O numero de peito deverá estar fixado de forma visível na frente da camiseta, durante a prova.
Art. 26º. O chip eletrônico deverá ser fixado no cadarço do tênis de qualquer um dos pés, na posição vertical a orientação da embalagem.
Art. 27º. Ao final da prova, os participantes deverão trocar obrigatoriamente o chip pela medalha de participação. Sob pena de ter que pagar pelo extravio a quantia de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Há menos que seja descartável. Neste caso não será necessário a sua devolução.

Pagar 120 reais se não devolver as ligas????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda bem que era um chip descartável.

No domingo, levantei cedo, mas sem pressa, porque inevitavelmente sabia que a largada iria atrasar. E atrasou meia hora. O sol não deu as caras, mas em compensação, o tempo nublado deixou o clima bem abafado e quente.
Antes da corrida, perguntei a um rapaz da LSA(Liga Sobralense de Atletismo) o que tinha acontecido com os 5km que foram excluídos. Ele disse que a cada km utilizado, era pago uma taxa à prefeitura, e na semana anterior à prova, a organização teria dito que só tinha dinheiro para pagar 10km.
Fiz a mesma pergunta ao Max, que estava organizando a corrida, ele me relatou que a prefeitura não teria liberado o trecho final devido às obras do metrô. Na blusa da corrida, uma camiseta horrível, dizia: 15.3km, assim como na medalha, que vou citar mais na frente. Mais uma vez, informações desencontradas.
Ainda antes da corrida, indignação dos corredores da elite: a (des)organização informou que a premiação será paga provavelmente daqui a uns 3 meses, inventou um negócio de um convênio com a prefeitura e pronto.
Cerca de 100 corredores no total estavam presentes. Havia dois percursos: 5km e 10km.

MAIS DO REGULAMENTO:

Art. 5º. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância. 

Art. 7º. Será colocada a disposição do atleta, sanitários e guarda volumes.
Tudo mentira! Não havia sanitários, guarda-volumes, muito menos ambulância. Se alguém passasse mal, morria ali mesmo.


O percurso foi a única coisa que salvou a corrida, pois tinha umas boas subidas, mas ainda faltaram 500m pros 10km. O primeiro posto de água estava excelente, água geladinha, nos outros 2 nem peguei, porque a água estava hiper quente. Agora, dizer no informativo que teria 100 fiscais(staffs) durante o percurso é palhaçada. Juntando os que estavam no percurso e na linha de chegada, não tinha nem 20. Mais ou menos no km 5 tinha uma bifurcação, e nenhum tipo de sinalização ou staff pra orientar a gente,e  algumas pessoas chegaram a errar o caminho. 
O lanche pós-prova: melancia, banana e laranja. Não tive nem fome após a corrida, depois que eu vi a medalha, feita de plástico, com um adesivo:




Ainda acham pouco?
Tem mais!
Completei os 9.5km em 48'15''. E quando cheguei a confusão estava geral: atletas reclamando que outros atletas teriam chegado pelo sentido contrário da rua, vindo por outro percurso. Só pra vocês terem idéia, a campeão dos 5km foi uma garota de 15 anos que fez em 12' e pouco. Impossível! Mas também pudera, durante o percurso não havia balisamento, a gente ia só seguindo quem estava na frente, sem saber se era aquele percurso mesmo, pois não tinha ninguém pra orientar.
Ao ver toda aquela confusão, peguei minha moto e fui embora, e só chego a uma conclusão: essa corrida foi unica e exclusivamente pra arrecadar dinheiro, feita por uma pessoa que não tem capacidade pra organizar nem a casa dele.

Agora, em novembro será realizada, também em Sobral, a 2ª corrida Luciano Feijão. Desde já, a gente vê que será bem organizada, completamente diferente dessa que participei. Só não vou pra Luciano Feijão porque no mesmo dia é a Meia Golden Four Asics em Brasília,e vou correr lá.

sábado, 20 de agosto de 2011

Golden Four Asics Brasília - 06 de novembro


O circuito ASICS FOUR GOLDEN encerra no dia 06 de novembro, em Brasília, e passou pelas cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. O objetivo da organização é realizar Meia Maratona com padrão internacional.
Pena que no dia anterior é a Meia Maratona de Natal.
Dúvida cruel para muitos corredores (inclusive eu), já que a GOL está com promoções de R$ 200 ida e volta, já com as taxas, para qualquer das cidades. Mas a promoção da GOL é só até amanhã.

Próximo domingo 28/08: Mini Maratona em Sobral e Corrida contra o fumo em Fortaleza

Corrida em Sobral: Largada no arco do triunfo

Distâncias: 5 km e 15 km
Entrega dos kits: 27/08 na Max Couros, Rua Coronel José Inácio, 81 - Centro.
Largada: 07:10 (feminino) e 07:20 (masculino)





Pare de fumar e comece a correr!

Distâncias
 4 e 8 km (categorias geral masculino/geral feminino e médicos).

Inscrições: 
estão abertas até o dia 25/08 ou quando atingir o limite de 600 atletas.

Valor
 - R$ 30 reais 

Locais das inscrições

CrossGym Treinamento Funcional: Rua República do Líbano, 1415, Varjota (3264-4795)
Loja Supplements: Av Dom Luis, 1124, Meireles (3267-5511)
Loja OBS 3: Shopping Benfica, loja 157 (3283-4184)
Donatos Esporte & Lazer: Rua Conde D'Eu, 535, Centro (3402-3016)

Entrega do "kit" dos(as) corredores(as)
Dias 26 Ago (sexta) ou 27 Ago (sábado), das 8 às 17 horas na CrossGym Treinamento Funcional: Rua República do Líbano, 1415, Varjota

2º DESAFIO DUQUE DE CAXIAS

Diniz e Luís Carlos

Caiaque

Tangendo a galinha: Prova surpresa. 

O 2º desafio Duque de Caxias foi realizado hoje pela manhã na BR-020, depois de Caucaia. Desde o começo das inscrições, estava querendo ir pra categoria GUERREIROS, que é a maior distância e envolve mountain bike (sendo essa modalidade o maior percurso), tiro, caiaque, laço, arvorismo, corrida de orientação, rapel, além de uma prova surpresa.
Formei dupla para a categoria Guerreiros, mas a pessoa desistiu, então encima da hora achei o Luís Carlos, atleta mais experiente do que eu, mas que estava sem dupla. Então, formamos. Mas ele queria a categoria RECRUTAS, que é uma distância menor. Ainda argumentei para que a gente fosse pra Guerreiros, mas ele não quis.
Ainda bem!!! Subestimei a prova.
É  um percurso muito difícil.
No começo, bem descansado, é fácil passar pelas trilhas de bike enfrentando areia, lama e muito sol! Até chegarmos na próxima prova, laçar cavalos(de mentirinha) e tiro. Completamos quase no limite, eram 20 tentativas para 4 tiros certos, acertamos o último balão na penúltima tentativa. Ao sairmos correndo, levei uma queda fenomenal, e mais fantástica ainda foi minha reação, pois mal encostei no chão, fui logo me levantando. Adrenalina pura!
Seguimos por mais trilhas até chegarmos na próxima prova, corrida de orientação, e concluímos sem maiores problemas, já que costumamos participar desse tipo de prova. Depois teve um pouquinho de arvorismo (cordas), mas também coisa bem fácil. Vamos em frente!
Mais bike, e agora chegamos na prova surpresa: tanger galinhas. Tínhamos que tanger uma galinha escolhida pela cor pra um canto do cercado, mas isso foi fácil. Logo após, o Luís Carlos ficou responsável pela parte do caiaque, e fez sem maiores dificuldades.
Saímos do caiaque(80% da prova concluída) na 3ª colocação, e então resolvemos dar o gás. Confesso que não fui pra lá atrás de pódio, mas me animei. Mas a bike do Luís, que já apresentava sinais de guidão frouxo desde a metade da prova, ficou pior. Ele então alternava corrida empurrando a bike e pedaladas. Perdemos tempo, e pra piorar, também nos perdemos. Conseguimos achar os 2 pontos restantes e finalizamos a prova em torno de 3 horas. Mas passamos longe do pódio...
Ótima estrutura no final com muitas frutas (melancia, banana, maçã e tangerina)
Só faltou a água gelada (estava natural)
A blusa bem bonita e manga longa, acertaram. A medalha bem simples, mas diferente.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MEIA MARATONA DE NATAL 2011



VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 30
Site para mais informações: http://tribunadonorte.com.br/maratona/
Muita gente da CORREFOR está planejando ir, e se for o caso, podemos até fretar um ônibus e alugar uma casa por lá. Podemos também nos juntarmos com outros grupos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DUNAS RACE 2011 VEM AÍ

Após ficar 1 ano sem ser realizado, o Revezamento DUNAS RACE está de volta, palavras do organizador, Adolfo Perdigão. Só que, ao contrário das outras edições, esse ano será apenas 6 horas, não terá a categoria 12 horas.
A prova pode ser corrida só, em dupla, quarteto ou sexteto, podendo incluir nessa última categoria até quem está começando a correr os seus 10km agora. Muito bom. 
A prova, que é realizada no autódromo do Eusébio, está prevista para o começo de novembro, com início às 18:00hs. Cada volta na pista do autódromo mede 2.3km. 

CIRCUITO DE CORRIDAS CAIXA 2011



Corrida organizada é outra coisa. E assim podemos falar da corrida Caixa, uma das mais tradicionais e melhores do país, pois é um circuito que ocorre em várias cidades.
CORREFOR compareceu em grande número, teve muita gente que não estava na hora da foto.
A largada foi bem pontual, postos de água bem distribuídos, medição de km quase perfeita, balisamento impecável. O kit pós-prova foi fraco, é verdade, mas nosso caro colega Fernando Eudes sanou esse problema, arrumando uma pequena estrutura com lanche, ótima idéia que garanto que todos aprovaram e irão ajudar nas próximas corridas.
A blusa, mais uma vez de ótima qualidade, a medalha também bonita, e o percurso diferenciado passando pelo centro melhoraram ainda mais a corrida.
Muitos corredores melhoraram seus tempos nos 10km. Parabéns a todos!
E sejam bem-vindos os novos corredores! Já estamos vendo novas pessoas no grupo!!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Paz entre corredores!



O que significa pra você participar de um grupo/assesoria?
Muitas vezes, pelo simples fato de estar vestindo a blusa de uma assessoria ou grupo, nos faz pensar que jogamos em times diferentes. Galera, todo mundo é corredor. 
A CORREFOR sempre marca treinos com 3 grupos parceiros, ZERO KM, ACAV e CONTABILISTA CAMPEÃO. E queremos aumentar o número de grupos amigos. 
No último domingo (31), de manhã cedinho saímos do Montese e fomos até Maranguape. Foi um treino ótimo, 21km, onde batemos um bom papo e surgiu esse assunto. Augusta, da Contabilista Campeão, viu a necessidade de mais amizade entre grupos/assessorias. E o que ela falou é verdade, já que muitas vezes parece que há certa rivalidade entre esses grupos. Ela mesmo já presenciou até casos de agressão entre corredores de assessorias, por exemplo, na largada de corridas. 
Pra quem se interessar, no dia 07 de setembro faremos outro treino de 21km, dessa vez saindo do DETRAN da Maraponga e indo até Pacatuba. Todos os grupos e assessorias estão convidados. Terá carro de apoio com água e a contribuição é de R$ 5. Quem se interessar, é só procurar a galera da CORREFOR na corrida da Caixa.